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Estudantes constroem maquete de condomínio e aplicam matemática na prática no Rio Vermelho

Turma do 5º ano da EBM Antônio Paschoal Apóstolo desenvolve projeto interdisciplinar unindo matemática, meio ambiente e cidadania

Jaime Júnior Soares
Por: Jaime Júnior Soares
30/05/2025 às 16h54
Estudantes constroem maquete de condomínio e aplicam matemática na prática no Rio Vermelho
Foto: Divulgação/PMF

Alunos do 5º ano do período integral da Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo, no bairro Rio Vermelho, desenvolveram uma maquete de um condomínio residencial, colocando em prática os conhecimentos matemáticos adquiridos em sala de aula. A atividade faz parte do plano “Floripa Mais Aprendizagem”, que busca melhorar a qualidade do ensino nas escolas da rede municipal com iniciativas inovadoras. A ideia surgiu nas aulas de geometria, quando a turma começou a refletir sobre como formas e sólidos geométricos poderiam ser usados em uma construção real.

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Durante o projeto, os estudantes exploraram temas como cálculos financeiros, licitação de obras, planejamento urbano e preservação ambiental. Com o apoio das professoras Alessandra Gomes e Vera Rosani, os alunos foram incentivados a criar um orçamento detalhado, pesquisando preços de materiais e aprendendo sobre o sistema monetário brasileiro. A simulação envolveu ainda o pedido de licença ambiental, já que o terreno imaginado estava em uma área verde, reforçando a importância de respeitar o ecossistema local.

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A atividade seguiu com a introdução ao processo de licitação pública, onde a turma foi dividida em grupos e cada equipe apresentou um projeto de condomínio. A escolha do vencedor — a “Empresa 52 e CIA” — foi feita com base em critérios de custo-benefício, representando uma experiência realista e educativa sobre o funcionamento de obras públicas. Com funções definidas entre engenheiros e auxiliares, os alunos iniciaram a construção da maquete com empenho e criatividade.

No final, o projeto foi batizado de “Condomínio Turma 52” e concluído com muito entusiasmo. A aluna Lilith destacou o aprendizado por meio da brincadeira: “Enquanto a gente tá brincando, ao mesmo tempo está trabalhando em equipe, somando, fazendo muitas coisas”. Pedro Almeida complementou: “Fui aprendendo com os meus colegas e também ensinei o que entendi. Eu amei”. Para a articuladora do tempo integral, Cristiane Ramos Abud, a ação representa um exemplo claro de aprendizagem significativa, unindo teoria e prática de forma criativa, colaborativa e transformadora.

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