A pavimentação de quase 10 quilômetros da SC-370, entre os municípios de Urubici e Grão-Pará, segue avançando e já atingiu 35% de execução. Considerada uma obra estratégica para o turismo, o escoamento da produção e o desenvolvimento regional, a intervenção está sendo conduzida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE). A ação integra o Programa Estrada Boa, que reúne mais de 50 obras simultâneas em Santa Catarina.
O secretário Jerry Comper realizou uma visita técnica às frentes de trabalho, acompanhado do coordenador regional Ricardo Costa e de técnicos da SIE. Segundo Comper, a pavimentação da SC-370 é uma das obras mais desafiadoras, mas avança dentro do cronograma. “Santa Catarina virou um canteiro de obras, e essa, em especial, nos enche de esperança e orgulho. O Programa Estrada Boa é uma transformação real para a mobilidade catarinense”, destacou.
Atualmente, diversas frentes atuam em pontos estratégicos da Serra do Corvo Branco: há corte e rompimento de encostas entre os quilômetros 102 e 104,4; perfuração para instalação de tela de contenção do km 101,5 ao 101,7; e construção de barreiras de concreto do km 100,6 ao 101,4. No km 99,7, acontece o retaludamento com pedras, enquanto no km 103,9 ocorrem detonações para desmonte de rochas. Além disso, uma usina de concreto e um britador foram instalados no canteiro para dar mais celeridade à execução.
Segundo Ricardo Costa, a obra foi dividida em três segmentos com diferentes estágios de andamento. Os trechos 1 e 3 já contam com a terraplanagem finalizada, enquanto o segmento 2, entre o corte em rocha e o pé da serra, teve seu tráfego interrompido em março para acelerar as etapas mais complexas, como as detonações. A expectativa é de que, com o ritmo atual e os investimentos históricos, a SC-370 se torne um eixo fundamental para a integração e valorização da região serrana e sul catarinense.