A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME) está promovendo um reforço significativo no acompanhamento da frequência escolar dos estudantes das 39 unidades da rede municipal. Por meio da Diretoria de Planejamento e Dados Educacionais, a SME realizou, entre abril e maio, uma série de reuniões estratégicas com diretores e orientadores educacionais, com o objetivo de padronizar e intensificar a Busca Ativa — política pública voltada à identificação precoce de alunos em risco de evasão.
As ações contam com o apoio direto da equipe de fluxo de frequência da SME, que trabalha em conjunto com professores e gestores escolares para identificar casos de afastamento, abandono ou inativação de matrícula. De acordo com o secretário de Educação, Thiago Peixoto, a iniciativa faz parte do Plano Floripa Mais Aprendizagem, que visa garantir acesso, permanência e sucesso escolar para todos os estudantes. “Nosso compromisso é com o direito à educação”, reforça o secretário.
Conforme portaria da SME, alunos com faltas injustificadas por mais de 15 dias devem ser incluídos em ações de Busca Ativa, a partir de duas faltas consecutivas. A escola é orientada a registrar o nome do estudante no Apoia, programa do Ministério Público de Santa Catarina voltado ao combate à evasão escolar. A atuação eficaz da equipe já resultou na liberação de vagas ociosas e na matrícula de 2.232 novos estudantes por meio da lista de intenção.
O estreitamento da relação entre a SME e as escolas será contínuo, segundo Peixoto. A proposta é fortalecer o diálogo com as famílias e ampliar o acolhimento, sem julgamentos, para entender as causas da exclusão escolar. Mesmo com uma taxa de abandono escolar de 0,8% em Florianópolis, o secretário ressalta: “Não importa se o índice é pequeno. Lugar de criança e adolescente é na escola.”