A Prefeitura de Florianópolis inaugura nesta quarta-feira (11), às 9h, a nova estrutura do ecoponto de Capoeiras, na região continental. Após mais de uma década funcionando em um antigo terminal urbano, o espaço foi completamente reformulado para seguir o padrão construtivo dos ecopontos modernos da capital. A unidade, que atende cerca de 1.500 pessoas por mês, passa a oferecer melhores condições para o descarte adequado de resíduos e incentivo à sustentabilidade.
A reestruturação faz parte do avanço da capital rumo às metas do programa Lixo Zero, previsto para ser totalmente implementado até 2030. De acordo com o prefeito Topázio Neto, a cidade está comprometida em reduzir a quantidade de resíduos enviados ao aterro, estimulando práticas como a reutilização, a reciclagem e a compostagem. “Capoeiras terá uma estrutura ainda mais adequada, beneficiando toda a região continental e aproximando os moradores de soluções mais sustentáveis”, afirma.
Desde a última ampliação da rede em 2023, Florianópolis saltou de cinco para nove ecopontos, o que resultou no desvio de 11,8 mil toneladas de resíduos do aterro sanitário e uma economia de R$ 2,8 milhões em transporte e destinação. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Waltrick, cada novo ecoponto representa “um avanço concreto na política de resíduos sólidos e uma economia significativa para os cofres públicos”.
Além de Capoeiras, a rede de ecopontos atende os bairros Itacorubi, Morro das Pedras, Canasvieiras, Rio Vermelho, Ingleses, Monte Cristo, Coloninha e Costeira. A população pode descartar materiais como eletrônicos, entulho, recicláveis, óleo de cozinha, pneus, podas, pilhas, baterias, volumosos e orgânicos compostáveis. O ecoponto funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 19h, com caixas estacionárias organizadas para receber os diferentes tipos de resíduos.
Se quiser, posso criar também a arte do post, carrossel ou legenda para redes sociais. Deseja isso?