Sábado, 12 de Julho de 2025
13°C 22°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Gripe avança em Santa Catarina e SES reforça: vacina está disponível para toda a população

Secretaria de Saúde alerta para a importância da vacinação diante do aumento de internações e mortes por gripe, principalmente entre idosos e crianças

Jaime Júnior Soares
Por: Jaime Júnior Soares
13/06/2025 às 15h01
Gripe avança em Santa Catarina e SES reforça: vacina está disponível para toda a população
Com baixa adesão à campanha de imunização, número de casos graves e óbitos por Influenza cresce no estado - Foto: Thiago Kaue / SECOM

Com apenas 43,3% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários, Santa Catarina enfrenta um aumento preocupante nos casos graves de gripe. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliou a vacinação contra a Influenza para toda a população a partir dos seis meses de idade, diante da crescente circulação do vírus. A medida visa conter o avanço da doença e prevenir complicações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que já causou 142 mortes em 2025.

Continua após a publicidade

A população mais vulnerável – idosos, crianças menores de 5 anos, gestantes e pessoas com comorbidades – deve procurar urgentemente as unidades de saúde para atualização da caderneta vacinal. Segundo especialistas, esses grupos são os mais suscetíveis às complicações da gripe. A recomendação é seguir corretamente o calendário de doses e os intervalos estipulados para garantir a imunização eficaz.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, destaca que o aumento da circulação do vírus está sobrecarregando o sistema de saúde. “Há uma procura crescente por atendimentos em UPAs, prontos-socorros e hospitais. A vacinação é a melhor forma de evitar formas graves da doença, como internações e mortes. É essencial que todos façam sua parte e busquem a imunização nas salas de vacina”, reforça.

Continua após a publicidade

Até a primeira semana de junho, o estado já havia registrado mais de 1,2 mil casos de SRAG por Influenza, o que representa um crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2024. O número de óbitos também dobrou: foram 142 mortes confirmadas este ano, contra 67 no ano passado. Os idosos com 60 anos ou mais representam 46,9% dos casos graves, enquanto crianças de até 4 anos respondem por 20,4% dos registros.

Para garantir atendimento adequado aos casos mais graves, Santa Catarina tem investido na expansão da rede hospitalar. Desde 2023, foram criados 264 novos leitos de UTI públicos em diversas regiões. Outros 44 leitos estão previstos para abertura em áreas estratégicas, como Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Além disso, o Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí, ganhou recentemente 12 leitos de suporte ventilatório, ampliando a capacidade de atendimento a crianças.


Se desejar, posso transformar esse conteúdo em um post para redes sociais ou criar uma versão mais curta para newsletter ou WhatsApp. Deseja?

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.