A Prefeitura de Florianópolis divulgou como será o funcionamento dos serviços públicos durante o feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (19 de junho). A sexta-feira (20) será ponto facultativo para os servidores municipais, o que também impactará o atendimento de alguns serviços. A programação atinge áreas como saúde, transporte coletivo, segurança, coleta de resíduos, assistência social e educação.
No Mercado Público, o funcionamento sofrerá mudanças. Na quinta-feira, bares e restaurantes abrirão das 10h às 22h, enquanto peixarias funcionam das 7h às 19h. O comércio da Ala Norte ficará fechado para manutenção. Já na sexta-feira, bares e restaurantes operam das 10h às 17h, peixarias das 7h às 13h e o comércio das 8h às 19h.
No setor de transporte coletivo, os ônibus circularão com horários de domingo na quinta-feira (19). Já na sexta-feira (20), os ônibus seguem com a tabela normal de dias úteis. A população deve ficar atenta aos horários reduzidos e planejar os deslocamentos com antecedência.
Na área da saúde, os serviços essenciais funcionarão normalmente, incluindo as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), o serviço Alô Saúde Floripa (0800 333 3233), o CAPS III Multihospital e o Espaço Acolher, que estarão abertos 24 horas. Já os Centros de Saúde, Policlínicas e outros CAPS estarão fechados nos dois dias.
Os serviços de segurança pública e coleta de resíduos também seguem esquema especial. A Guarda Municipal e a Defesa Civil operarão em regime de plantão, com atendimento pelos telefones 153 e 199, respectivamente. Na quinta-feira (19), não haverá coleta de resíduos, mas os ecopontos permanecerão abertos. A coleta de orgânicos e vidros será antecipada para quarta-feira. Na sexta-feira, os serviços retornam ao normal. Já os equipamentos de assistência social estarão fechados nos dois dias, com atendimento emergencial por meio da Polícia Militar (190), Delegacia de Plantão e o Espaço Acolher Floripa.
Por fim, as escolas e creches da rede municipal permanecerão fechadas tanto na quinta quanto na sexta-feira. Para casos urgentes envolvendo crianças e adolescentes, os Conselhos Tutelares das regiões Continental, Insular, Norte e Sul estarão em plantão 24h, com atendimento pelos números divulgados pela prefeitura.