A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta terça-feira (24) o asfaltamento da nova ponte da Lagoa da Conceição, uma das últimas etapas antes da abertura parcial da travessia, prevista para acontecer até o início de julho. Estão sendo pavimentadas as pistas de acesso pela Avenida das Rendeiras e a cabeceira do Centrinho, além da rótula que organizará o fluxo no local. Os serviços são coordenados pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade e incluem também a implantação de iluminação pública e sinalização de segurança, elementos essenciais para a liberação inicial ao tráfego.
Com a nova estrutura parcialmente liberada, o fluxo de veículos será desviado provisoriamente para a faixa da direita, no sentido das Rendeiras. A ponte antiga assumirá o tráfego no sentido contrário. A previsão é de que a abertura total da ponte ocorra ainda em julho, juntamente com a entrega da nova rotatória do Centrinho, que reorganizará o sistema viário e facilitará o acesso à região. A nova configuração vai impactar principalmente os motoristas que circulam pelas ruas Henrique Veras do Nascimento, Manoel Isidoro da Silveira e áreas próximas ao Via Lagoa Shopping.
O projeto prevê mudanças importantes na mobilidade da Lagoa da Conceição. Quem vier das Rendeiras e cruzar a nova ponte terá opções de seguir à direita para o Canto dos Araçás ou contornar a rotatória em direção ao comércio do Centrinho. Já quem estiver no Centrinho e desejar acessar a ponte, fará o trajeto pela lateral da rótula. Todas as alterações foram planejadas para melhorar o fluxo e garantir maior segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres.
Desde o início das obras em abril de 2023, a construção da nova ponte avançou com a finalização das estruturas de fundação, blocos e pilares, pistas em concreto, barreiras de segurança, ciclovia e passeio público. Além disso, foi entregue o Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira, com arquitetura moderna, bicicletários, sanitários acessíveis e cobertura para espera. A revitalização do entorno também inclui a implantação de praças, boulevards e um deck de contemplação, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2025.
A nova ponte, construída em concreto armado, tem 214 metros de extensão, 17 metros de largura, ciclovia bidirecional, passeios amplos e um vão de navegação três vezes maior que o da estrutura anterior — passando de 1,80 metros para seis metros de altura livre, e de 9 para 30 metros de largura de passagem. O projeto, orçado em R$ 53 milhões, é executado pela Cejen Engenharia com licenças ambientais e autorizações federais. Além de resolver gargalos viários, a obra trará benefícios ambientais à região ao melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, além de integrar modais sustentáveis e valorizar o cartão-postal da Capital.