Câmara de São José | Foto: Divulgação
Após publicação que fiz apontando a possibilidade de aumento no número de cadeiras de deputados e vereadores, conversei com os presidentes dos legislativos de Florianópolis e São José. Na Capital, em entrevista ao Jogo do Poder da Jovem Pan News, o presidente da Câmara, vereador João Cobalchini (UB), cita que a discussão não pode estar restrita a câmara que pode ganhar mais 2 cadeiras, passando de 23 para 25. É preciso chamar a sociedade para compreender o momento para uma alteração. Ele comentou que, pelo ponto de vista de representatividade, seria importante para a cidade, pois não aumenta o duodécimo enviado pela Prefeitura de Florianópolis anualmente. No entanto, disse que já conversou com alguns parlamentares e o assunto divide opiniões dentro da casa.
Em São José, o vereador e presidente da Câmara, Matson Cé, disse que o assunto é muito sensível. Garantiu que não vai levantar essa discussão, a não ser que outro parlamentar provoque. Por lá, o tema também divide os vereadores. O presidente comentou que se realizar uma pesquisa, muitos moradores da cidade vão se manifestar contrários, o que torna a pauta antipática. São José passaria dos atuais 19 parlamentares para 21.
Os presidentes ainda apuram como seria a mudança. Se ela for automática, a justificativa é que não há o que fazer. Se for por lei, depende da dicussão de cada casa parlamentar.