Quinta, 19 de Junho de 2025
19°C 21°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Debatedora do Jogo do Poder assume como vereadora mais jovem de Florianópolis

[email protected]

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
13/09/2023 às 10h14 Atualizada em 13/09/2023 às 10h26
Debatedora do Jogo do Poder assume como vereadora mais jovem de Florianópolis
Debatedora do Jogo do Poder assume vaga como suplente no legislativo da Capital | Foto: Divulgação

A líder comunitária Monica Duarte, de 28 anos, assume uma vaga na Câmara de Florianópolis como suplente. A debatedora do programa Jogo do Poder, da Jovem Pan News, será a vereadora mulher mais jovem da história da Câmara Municipal.

Continua após a publicidade

Ela tem 28 anos, é manezinha, administradora pública e líder comunitária. Ela estará na cadeira do vereador Gabrielzinho, do Podemos, que se afastará por 31 dias para cuidar da saúde.

Em sua primeira vez como candidata a vereadora, numa eleição impactada pela pandemia, Monica Duarte conquistou 1157 votos, ficando como 4ª suplente do Podemos. Formada em Administração Pública pela Esag/Udesc, Monica percebeu que poderia aumentar sua atuação para solucionar os problemas públicos de Florianópolis disputando uma vaga no Legislativo. 

Continua após a publicidade

Minha candidatura surgiu da vontade de melhorar a qualidade de vida das pessoas através de boas políticas públicas. Outro motivo que me impulsionou foi a falta de representatividade de mulheres e jovens na política municipal. Então percebi que o conhecimento universitário e a vivência como líder comunitária me moldaram para ser a voz e os ouvidos dessa população”, fala a vereadora. 

Monica também é reconhecida por seu papel como Presidente do Conselho Comunitário do Córrego Grande e já atua em pautas de relevância para a Bacia do Itacorubi, que compreende os bairros Córrego Grande, Santa Mônica, Itacorubi, Pantanal, Carvoeira e Trindade. Foi como líder comunitária que Monica contribuiu para o combate à insegurança alimentar durante a pandemia.

Através do meu conhecimento, redigi um projeto para o Ministério Público do Trabalho e uni muitas pessoas, que contribuíram por meio de um financiamento coletivo, para beneficiar com cestas básicas mais de 800 famílias. É isso que me impulsiona: debater o que impacta verdadeiramente a cidade de Florianópolis e resolver problemas que afetam a vida das pessoas”, detalha Monica.

Continua após a publicidade

Como vereadora o objetivo é pautar o aprimoramento da gestão pública municipal, a mobilidade urbana, políticas para a juventude e o desenvolvimento e participação comunitária.

Durante esses 31 dias espero qualificar ainda mais o legislativo através das minhas experiências. Dessa forma, vou trazer temas como repensar o modelo de integração do transporte coletivo de Florianópolis, analisar os dados de acesso à universidade por estudantes recém-formados em escolas públicas no município, apresentar uma política municipal de desenvolvimento comunitário e contribuir para inovar e desburocratizar a gestão pública”, ressalta a vereadora.

Monica terá a Cerimônia de Posse nesta sexta-feira (15), às 11h, na Presidência da Câmara de Vereadores de Florianópolis. A Cerimônia será aberta ao público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.