O governador Jorginho Mello (PL) vai inaugurar a ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos Ingleses no dia 10 de outubro, às 10h. A confirmação foi feita pela Casan ao Conexão pouco antes das 8h desta quinta-feira (28). Esse é um dos principais investimentos da Casan em Santa Catarina com valor total na ordem de R$ 123 milhões. O prefeito Topázio Neto vai acompanhar o governador.
A pré-operação da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) propiciará que o morador ligue o esgoto na rede da Casan. Na estação, os efluentes serão tratados em nível terciário, um dos mais completos do mundo, e a água tratada será colocada no Rio Capivari.
A tendência é que Ingleses tenha uma melhoria, a médio prazo, na balneabilidade. Nestes dias que antecedem a inauguração, a Casan trabalha para conectar a rede já existente na nova estação de tratamento.
Foram 74 meses de obras na região com perfuração de ruas, assentamento de tubos e construção da ETE.
As obras iniciaram no dia 10/08/2017. A chegada dos caminhões com placas, canos e máquinas retroescavadeiras começou pela Servidão Eduardo Marques da Rosa. A rede de esgoto contempla agora a região mais populosa dos Ingleses, além da região das Gaivotas. O investimento é financiado também pela agência de fomento japonesa Jica, beneficiando 42 mil moradores fixos além de veranistas na região do Estado que mais recebe turistas no Verão.