Domingo, 19 de Janeiro de 2025
23°C 29°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Temporais e chuva intensa vão atingir Santa Catarina ao longo da semana

Riscos de destelhamentos, inundações e quedas de árvores devido à intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica

Redação Conexão
Por: Redação Conexão
16/10/2023 às 10h29
Temporais e chuva intensa vão atingir Santa Catarina ao longo da semana
Próximos dias terão novamente volumes mais acentuados de chuva | Foto: Ricardo Trida/Secom

A partir desta semana, Santa Catarina terá mais dias de chuvas. A previsão indica a volta dos temporais ao estado, com impacto já pela manhã nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e intensificação durante a tarde desta segunda-feira (16), especialmente nas regiões do Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí. Em Florianópolis, a semana deve ser marcada por chuva e temperaturas entre 17ºC e 20ºC.

Continua após a publicidade

O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de chuva pontualmente intensa. Essas condições adversas resultam da intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica, combinado com a formação de uma baixa pressão na Argentina. Os ventos sopram do quadrante norte, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas aumentam rapidamente e, durante a tarde, podem superar os 30°C no Extremo Oeste. No litoral e Vale do Itajaí, as temperaturas variam entre 22°C e 26°C.

Na terça-feira (17), o cenário meteorológico permanece desafiador, com o dia começando nublado e com chuva em grande parte das regiões. O risco de temporais persiste ao longo do dia, com acumulados significativos, especialmente nas áreas entre o Oeste e o Planalto Norte. Espera-se um risco moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, bem como para alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações, devido aos acumulados observados nos últimos dias.

Continua após a publicidade

As chuvas são resultado da formação e avanço de uma frente fria, combinada com as instabilidades que já estavam presentes desde a segunda-feira. As temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 24°C, do Extremo Oeste aos planaltos, com ventos moderados soprando do quadrante oeste.

Na quarta-feira (18), as instabilidades perdem força, mas o tempo ainda permanece nublado e com chuva fraca em todas as regiões, especialmente nas áreas próximas ao estado do Paraná entre o Oeste e o Planalto Norte. Devido aos acumulados anteriores, o risco de deslizamentos e inundações permanece. Os ventos sopram do quadrante oeste, com intensidade fraca.

Com a predominância da nebulosidade e os ventos do quadrante sul, as temperaturas não conseguem subir muito ao longo do dia. Das regiões de planaltos às áreas litorâneas, as máximas não passam de 19°C. Na região do Grande Oeste, as máximas variam entre 20°C e 23°C.

Continua após a publicidade

No período entre quinta (19) e sexta-feira (20), a aproximação de novas áreas de instabilidades fornecerá condições para temporais e chuvas intensas no Grande Oeste catarinense. Algumas pancadas de chuva também devem atingir as demais áreas do estado, embora os modelos meteorológicos indiquem menores acumulados de precipitação entre os planaltos e o litoral.

O tempo seguirá nublado, e as temperaturas ainda não conseguirão subir muito, com máximas que não ultrapassam os 20°C no centro-leste do estado. Apenas na sexta-feira, o sol poderá aparecer entre nuvens no Grande Oeste, elevando as temperaturas até 25°C.

Fique atento às atualizações meteorológicas e siga as orientações das autoridades para garantir a sua segurança durante esses períodos de tempo adverso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.