Segunda, 16 de Junho de 2025
15°C 24°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Sobram relatos de problemas na Upa Norte e críticas à prefeitura

É necessária uma investigação para apurar a falta de médicos na unidade e a conduta de alguns profissionais

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
15/11/2023 às 19h53 Atualizada em 19/11/2023 às 23h03

Continua após a publicidade

Passadas semanas do agravamento da situação na Upa Norte, principalmente em relação a demora e o descaso no atendimento, alguns membros da equipe do prefeito Topázio Neto (PSD) ainda não caíram na realidade de que é preciso agir. A prefeitura está envolta em críticas em função do abandono da Upa. Ao que parece, é preciso que o Ministério Público abra uma investigação para apurar não só a falta de médicos, responsabilidade direta da administração municipal, mas também a conduta irresponsável de alguns servidores que atuam na unidade.

Após eu conversar com uma paciente que relatou uma espera excessiva e a inexplicável perda de exames, resolvi olhar os relatos no instagram do Conexão. Separei alguns que se destacam, entre dezenas. Outro paciente, com quem conversei, diz que há uma preocupação com uma infestação de ratos na Upa Norte. Se não bastasse isso, os relatos abaixo indicam que há, em certos casos, irresponsabilidade médica com pessoas que buscam atendimento e saem sem a devida orientação.

Continua após a publicidade

O governo Topázio peca na saúde, uma das principais demandas da sociedade que vive em Florianópolis. Os problemas na Upa Norte se somam a revolta de alguns moradores no Sul da Ilha contrários a transferência da Upa Sul para o futuro hospital municipal. Fora isso, ainda há falta de médicos nos Centros de Saúde e relatos de pessoas que só conseguem consulta, por exemplo, no CS Capivari, um dos mais novos da cidade, se forem de madrugada para a fila.

Neste momento, na véspera do verão, arrumar a saúde é mais importante que shows nacionais no Réveillon, Marina Beira-Mar, alargamento de praia, e etc. Saúde afeta diretamente a população. A dor não sabe esperar 8 horas na recepção da Upa. Errar no Norte da Ilha, uma das regiões politicamente estratégicas, é um erro político grosseiro da equipe do prefeito.

Ou Topázio demite quem não está cumprindo o dever e passa a comunicar com as pessoas indignadas com o serviço (e que não querem na recepção da Upa nos telefones, enquanto aguardam atendimento, ver os vídeos bonitinhos elaborados pelo secretário da Comunicação), ou vai perder ainda mais terreno do que já perdeu. As críticas estão aí e é só ver a temperatura da fervura.

Continua após a publicidade

Leia os relatos*

Maria - Fui mês passado e esperei durante 8 horas para ser atendida. Quando levantei para me dirigir ao consultório, todos bateram palmas. Tenho 69 anos.

Eduardo - Tive um princípio de infarto e corri para Upa. Fiquei esperando mais de 5 horas e não fui atendido.

Jennifer - Infelizmente além de todo descaso com a saúde, nós deparamos com médicos que não tem ética com o trabalho. No último atendimento com nossa filha, ficamos das 23h até as 03h da manhã. Uma médica atendendo os casos emergenciais e os casos que chegavam que não tinham tanta emergência, pois o outro colega médico chegou atrasado para o plantão e foi dormir. 1h da manhã ele saiu da sala, com cara de sono, chamou a médica na sala dele e logo depois pegou suas coisas saiu. A Dra estava visivelmente cansada e falou que nem tinha jantado aquela hora. Falei que percebi o descaso com o colega de trabalho dela. Disse que era uma pena ter profissionais assim e lamentável não ter punições para médicos com essa conduta.

Paula - Levei minha filha e fiquei mais de 6 horas para ser atendida. Pessoas sentadas até no chão, vomitando. Sem falar que o mau atendimento já começa logo na entrada e após a recepção, uma falta de vontade de trabalhar de organização. Torcendo todo dia para não adoecer e ter que ir na UPA! Triste e lamentável. Se os médicos ganhasem pelo atendimento a coisa seria outra.

Verônica - Eu passei 10hs pra ser atendida.... é triste pra quem depende desse serviço público.

Rita - Meu genro foi para UPA com febrão e para fazer a triagem foram quase 2 horas.

Jocelma - Fiquei das 10 da manhã até às 16horas. Acabei desistindo e tinha gente desde às 9h esperando para ser atendido. O verão está aí e quero ver.

Vanderlan - Realmente é lamentável a situação da UPA Norte. Estive ontem ali aguardei por mais de cinco horas e acabei desistindo por falta de atendimento. Estava tudo muito sujo, com terra, lixo e copos descartáveis pelo chão. Local insalubre para atendimento. Funcionários sem saber o que responder quando questionados pelo motivo da demora. Um total descaso público com a comunidade que aqui reside. (Detalhe nem começou a temporada de verão ) Senhor prefeito e vereadores, por onde andam que não vem esse descaso que está a beira de uma situação de calamidade.

Juliana - Semana passada fui na UPA com uma ienfermidade que carecia antibiótico e me receitou dipirona e Paracetamol! Fiasco!

*Algumas frases retiradas do Instagram tiveram reparações de erros de digitação, pontuação e concordância para que a leitura fosse mais adequada no site.

Compartilhe 

Se você enfrentou problemas na Upa, pode salvar e compartilhar esse material abaixo no WhatsApp ou rede social com o seu relato. Esse material também vai ser compartilhado nas redes sociais do Conexão.

Conteúdo de stories

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.