A prefeitura de Florianópolis marcou para o dia 13 de dezembro uma festa de Natal em uma praça que teve a energia elétrica cortada, após a Celesc descobrir um gato (ligação clandestina) que há tempos alimentava o local. O evento deve ocorrer no Parque Linear dos Ingleses que, conforme revelou o Conexão, está às escuras. O fato, inclusive, faz comerciantes do entorno se preocuparem com a insegurança, já que a região vive ainda um aumento repentino no número de pessoas em situação de rua e não há políticas públicas para frear isso.
O município ainda não esclareceu se o evento, que vai ocorrer nos Ingleses, deve ter gerador próprio ou serão distribuídas velas aos frequentadores, o que pode dar um charme a celebração natalina. No entanto, a reclamação sobre a escuridão no local ronda o município há mais de um mês e não houve velocidade para que a energia elétrica fosse religada no espaço público.
Na semana passada, o Conexão disse que a prefeitura informou não haver data definida para regularizar a energia elétrica no local, mas que pedido de religamento foi encaminhado à Cosip quase 30 dias após a praça ser deixada totalmente escura. O gato teria sido cortado quando foi realizada a revitalização da SC-403, obra da própria prefeitura, momento em que a Celesc readaptou postes no entorno e descobriu a ligação clandestina.
Empresários ouvidos pela reportagem, que possuem empreendimentos no local, relataram que conversaram com diversas lideranças do município, mas nenhuma tomou providências rapidamente.
Quem passa por ali está preocupado com a segurança pública. O bairro vive um aumento repentino no número de moradores de rua que, se aproveitam em algumas ocasiões, para permanecer no meio da penumbra do parque, dificultando acesso de clientes nas empresas que ficam na lateral, já que muitas pessoas não procuram serviços ali por medo.
A prefeitura informou no sábado que o Natal nos Bairros 2023 tem como objetivo reunir a comunidade local, ocupando os espaços públicos de forma criativa, com muita cultura e entretenimento.