Segunda, 16 de Junho de 2025
15°C 24°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Candidato a vice para a reeleição de Topázio Neto pode sair desta foto

Filho do governador Jorginho Mello, vereadora do PL e secretário filiado recentemente ao partido estão no páreo

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
01/01/2024 às 10h50 Atualizada em 01/01/2024 às 14h28
Candidato a vice para a reeleição de Topázio Neto pode sair desta foto
Bruno Mello (filho do governador), Topázio Netto (prefeito), Maryanne Mattos (vereadora PL), Jorginho Mello (governador) e João da Luz (Secretário de Limpeza) | Foto: Reprodução

Já está claro que o PL vai indicar o vice-prefeito na chapa de reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD). Isso já foi confirmado pelo próprio filho do governador em entrevista do Jogo do Poder, programa que apresento na Rádio Jovem Pan News. O mistério gira entorno de quem será. Tive algumas conversas de bastidores e com base no que ouvi de algumas lideranças, aqui estão algumas situações que serão levadas em consideração. Os nomes em disputa para a vaga são Bruno Mello (filho do governador), Maryanne Mattos (vereadora do PL) e João da Luz (secretário de Limpeza Urbana e presidente da Comcap), recentemente filiado ao PL. 

Continua após a publicidade

Como a conversa entre PSD e PL está avançada, a situação tira do tabuleiro para ocupar uma cadeira algum nome de outro partido, por mais que as siglas da base topaziana tenham nomes qualificados. A união PSD e PL é estratégica para a prefeitura que terá recursos do governador para investimentos, o que já está ocorrendo. Gean Loureiro (União Brasil), que tinha a intenção de concorrer a governador em 2026 novamente, já declarou que deseja voltar a prefeitura em 2028, sinalizando a Jorginho Mello que vai ficar fora da disputa majoritária em 2026, concorrendo a uma vaga legislativa. Gean deve ser o coordenador de campanha.

No entanto, para que o PL consiga um nome, algumas situações são levadas em consideração. 

Continua após a publicidade
  • Intenção do governador é Bruno Mello

O plano A do governador Jorginho Mello é indicar o filho, Bruno Mello. É um nome muito bem aceito no grupo político do prefeito Topázio Neto. Bruno é um profissional de sucesso na odontologia com diversas clínicas, e uma possível eleição pode desviar ele dessa trajetória. Ele também é professor universitário. Bruno vem demonstrando jogo de cintura em diversos aspectos e participa do núcleo político pessoal do pai, na hora de decisões importantes. Estão sendo feitas consultas nos 26 estados para entender o entendimento de cada TRE local, sobre a indicação de um filho de governador para uma vaga majoritária. Havia sido divulgado por um veículo que não era permitido, mas o entendimento de alguns estados é diferente. O PL busca garantias de que isso possa ocorrer. 

  • João da Luz

Recentemente filiado ao partido do governador, o secretário João da Luz já tem uma relação ampla com a família Mello. É próximo do governador, dos filhos Filipe e Bruno e atua fortemente nos bastidores. Tem um amplo currículo político com passagem em diversas secretarias e já manifestou interesse em estar na disputa. Quando falou ao Jogo do Poder, Bruno disse que o PL tem alternativas qualificadas e João da Luz está nesse escopo. Tem perfil administrativo e de resultados. Se Topázio renunciar mirando uma eleição em 2026 ao Senado ou a vice de Jorginho, por exemplo, a prefeitura teria um governo de continuidade com apoio do prefeito e do governador. 

  • Maryanne Mattos

A vereadora Maryanne é servidora da Guarda Municipal de Florianópolis. Já foi comandante e hoje está no legislativo. Está no radar como uma das possibilidade a vice em 2024. Ganhou mais notoriedade com o PL tendo espaço no governo. Já fez indicações políticas para o governo municipal e hoje está totalmente na base de Topázio, tendo antes, no governo Gean, um perfil independente.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.