Quinta, 19 de Junho de 2025
19°C 21°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Conheça o filho do governador que sai dos bastidores e vira peça-chave em SC

Filipe Mello passa a responder pela Secretaria de Estado da Casa Civil e vai se dedicar as relações políticas

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
03/01/2024 às 13h06 Atualizada em 03/01/2024 às 13h09
Conheça o filho do governador que sai dos bastidores e vira peça-chave em SC
Filipe Mello tinha posição de bastidor e agora é peça fundamental na relação política do governo | Foto: Divulgação

O governo de Santa Catarina anunciou a nomeação de Filipe Mello como o novo Secretário de da Casa Civil. Advogado com destacada atuação no Direito Público, Mello possui uma vasta experiência na gestão pública. É um dos principais articuladores políticos do pai, o governador Jorginho Mello (PL), e pertence ao grupo que ajuda o mandatário a tomar as decisões mais importantes. Tinha atuação forte, até então, nos bastidores. Chega à Casa Civil como uma das maiores forças do governo na articulação política, o que já era defendido por diversas lideranças para facilitar a interlocução com o governo. A indicação de Filipe Mello não se enquadra como nepotismo.

Continua após a publicidade

Com uma carreira sólida, Filipe Mello já ocupou cargos estratégicos na administração. Na Prefeitura de Florianópolis, foi Secretário de Administração (2005-2006) e Secretário da Casa Civil (2017-2018). Além disso, desempenhou funções importantes como Secretário de Estado do Planejamento (2011-2012), Secretário Executivo de Assuntos Internacionais (2013-2014) e Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (2014-2016). Sua atuação não se limita apenas ao âmbito municipal e estadual, tendo sido membro do Tribunal Tributário do Estado de Santa Catarina e Conselheiro Estadual da OAB/SC.

A nomeação de Filipe Mello como Secretário de Estado da Casa Civil destaca-se não apenas pela competência técnica, mas também pela ampla experiência nas áreas jurídica, administrativa e política. Ele chega como peça-chave na relação com a Assembleia Legislativa, por exemplo, para que o governo tenha sucesso na aprovação de diversas matérias. Por vezes, foi Filipe que desempenhou o papel de articulação, mesmo estando em uma posição de bastidor, mantendo uma vitoriosa carreira na advocacia. 

Continua após a publicidade

A indicação do filho do governador para o cargo no governo não se enquadra como nepotismo. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) caracteriza como nepotismo a nomeação de parente próximo, mas exclui cargos políticos. Isso torna legal a nomeação do advogado para um cargo no colegiado do governo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.