Segunda, 16 de Junho de 2025
15°C 24°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Residências da Capital terão medidores de energia inteligentes a partir de 2024

Combate a irregularidades e ligações clandestinas

Jaime Júnior Soares
Por: Jaime Júnior Soares
28/01/2024 às 20h25
Residências da Capital terão medidores de energia inteligentes a partir de 2024
Foto: Redação

A Celesc começará a trocar os medidores de gasto de energia nas residências de Florianópolis. De acordo com a Central, a substituição dos aparelhos antigos para os chamados medidores inteligentes começa no dia 2 de janeiro de 2024, com início no bairro Coqueiros, por questão de logística. A ideia é que todos os aparelhos da Capital sejam substituídos em três anos.

Continua após a publicidade

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Os medidores antigos serão trocados por equipamentos modernos, que disponibilizarão informação em tempo real do fornecimento de energia e maior agilidade no religamento da luz. Dessa forma, leituras, faturamentos, desligamentos, religações e indicação de falta de energia serão feitos de forma remota. O sistema também permite que, por meio de alarmes dos medidores e das medições de balanço instaladas nos transformadores de distribuição, sejam gerados indícios de irregularidades nas medições, direcionando fiscalizações em campo.

Vale lembrar que as contas em papel seguirão sendo entregues para os clientes. A Celesc tem incentivado o cadastro de fatura por e-mail para o consumidor deixar de receber a conta em papel com o objetivo de oferecer mais rapidez, otimizar a entrega e contribuir com o meio ambiente.

Continua após a publicidade

Principais vantagens do sistema:

• Consumidor poderá fazer a gestão do seu consumo em tempo real
• Combate a irregularidades e ligações clandestinas
• Redução da inadimplência
• Redução de custos operacionais
• Otimização da identificação e atendimento de ocorrências, agilizando a operação das equipes e reduzindo deslocamentos desnecessários
• Religamento automático de energia em caso de corte

Ao todo, o gasto estimado para a operação é de R$ 116 milhões.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.