Pesquisas internas de partidos políticos tem mostrado o favoritismo do prefeito da Capital, Topázio Neto (PSD), na eleição deste ano na cidade. Uma feita recentemente, entre os dias 20 e 27 de janeiro com mais de 600 entrevistas, coloca Topázio com mais de 30 pontos de diferença do segundo colocado. Isso considera um cenário estimulado onde aparecem na seguinte sequência: Topázio (PSD), Marquito (PSOL), Pedrão (PP), Dário Berger (PSB), Ideli Salvatti (PT) e Bruno Souza (NOVO). Por ser pesquisa interna, vou focar apenas na análise.
No caso deste recorte, é importante analisar que Topázio continua na liderança isolada com um favoritismo que atrai novos partidos ao projeto político de reeleição, como ocorreu com o anúncio oficial do MDB e do Republicanos. Pedrão e Dário e Marquito estão empatados pela margem de erro na mesma linha, com diferença apenas de 1% entre eles. Marquito até evoluiu de índice, se comparadas outras pesquisas, mas empata com Dário e Pedrão.
Todos os nomes que surgem no cenário são competitivos e muito importantes no cenário político da Capital. Por mais que esteja cedo, Topázio que apresentou uma liderança isolada nas principais pesquisas anteriores e está com uma pontuação superior ao último levantamento público. Isso ajuda a esquentar o bastidor. Por apresentar rejeição menor, o atual prefeito tem chances ainda maiores de crescimento, incluindo a transferência eleitoral dos votos que pode esperar de eleitores do ex-prefeito Gean Loureiro.
O recorte indica ainda que a maior rejeição é apontada ao ex-prefeito Dário Berger e em segundo lugar está Ideli Salvatti.
Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 22°
Chuvas esparsas