Sábado, 17 de Maio de 2025
18°C 27°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Sexualidade na terceira idade é tema de palestra no Cati

Com linguagem leve e descontraída, evento rendeu risadas e integração entre os participantes

Jaime Júnior Soares
Por: Jaime Júnior Soares
23/04/2024 às 14h27
Sexualidade na terceira idade é tema de palestra no Cati
Secretaria de Comunicação de São José

O Ciclo de Palestras realizado pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Educacional de São José (Fundesj), apresentou nesta sexta-feira (19), no auditório do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), o tema “Refletindo a Sexualidade na 3ª Idade”. A palestra aconteceu em tom descontraído, com brincadeiras e a participação de 93 inscritos.

Continua após a publicidade

As palestrantes Sônia Melo, líder do Grupo de Pesquisa Edusex/UDESC, e Graziela Raupp, psicopedagoga Clínica e Perita do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), apontaram questões sobre etarismo e ISTs (infecções sexualmente transmissível).

Continua após a publicidade

Mais que uma palestra, a conversa integrou os idosos sobre o preconceito com a idade em geral, não apenas na sexualidade; foi além de ensinamentos sobre o uso de preservativos. O evento levantou também a importância da educação sexual para as relações humanas.

Graziella Raupp levantou questões sobre a sexualidade voltada para a saúde sexual.“A falta do uso do preservativo e as ISTs têm acometido muitas pessoas na terceira idade, principalmente por uma falta de conhecimento essencial que não era ensinado décadas atrás”, afirma. 

Continua após a publicidade

A aposentada Maristella Rosa (61), moradora do Kobrasol, afirma que o interesse em participar do Ciclo de Palestras é a quebra do tabu.  “Não era esclarecido como agora. Eu vim pra adquirir novos conhecimentos. É muito bom porque abre novos olhares, eu fiquei feliz demais’, comemora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.