Terça, 23 de Julho de 2024
48996258881
Pesca Safra da tainha

Temporada da Safra da Tainha na Capital começa nesta quarta-feira (01)

Confira nova Lei para prática de esportes aquáticos

30/04/2024 17h29
Por: Jaime Júnior Soares
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

A partir desta quarta-feira (1º) até 31 de julho, as praias de Florianópolis terão um novo motivo para estarem movimentadas: a tradicional temporada da Safra da Tainha. Neste ano, a prática de todos os esportes aquáticos é proibida em algumas praias, diferentemente de anos anteriores, quando apenas o surf tinha restrições. 

Na Lagoinha do Leste e nas praias do Matadeiro e da Armação será permitida a prática com até 500 metros de distância para o canto esquerdo da praia e até 500 metros para a direita da entrada da Praia do Moçambique. Na Praia da Joaquina e na Praia Mole, os esportes estão autorizados.

Continua após a publicidade

O restante das praias deverá utilizar o sistema de bandeiras, que devem ser instaladas diariamente pelos responsáveis pelos ranchos de pescas, nas cores verde e vermelha, indicando a permissão ou proibição da prática de surf durante o período de pesca da tainha, respectivamente.

Vale ressaltar ainda que a administração municipal intensifica a iluminação pública nos ranchos provisórios durante a safra, juntamente da instalação de banheiros químicos para os pescadores. Para acompanhar a quantidade de tainhas pescadas em cada praia, a  Prefeitura de Florianópolis disponibiliza o Tainhômetro, que pode ser acessado por meio do link: https://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/tainha/.

Continua após a publicidade

"A Safra da Tainha não é apenas uma tradição, é um elo entre nossa comunidade e o mar, uma herança que preservamos aqui na Capital. Vamos trabalhar juntos para promover uma boa safra para todos, respeitando as normas estabelecidas e valorizando nossa história", explica Laurentino Benedito Neves, subsecretário de Pesca, Maricultura e Agricultura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Florianópolis, SC
Atualizado às 13h03
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 22°

22° Sensação
3.6 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 21°

Tempo nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 13° Máx. 23°

Tempo limpo