Sábado, 22 de Junho de 2024
48996258881
Geral Dragagem

Governador autoriza dragagem do Rio Itajaí-Açu neste sábado em Rio do Sul

Os trabalhos vão ocorrer aproximadamente em oito quilômetros ao longo do rio

07/05/2024 18h27
Por: Jaime Júnior Soares
Fotos: Airton Fernandes/SDC
Fotos: Airton Fernandes/SDC

Uma das obras mais esperadas pela população de Rio do Sul em décadas vai sair do papel. O governador Jorginho Mello assina neste sábado, 11, a ordem de serviço para o início dos trabalhos da dragagem do Rio Itajaí-Açu e afluentes, no Alto Vale do Itajaí. A obra é essencial para minimizar os impactos das enchentes na região que, de forma recorrente, é uma das mais atingidas por cheias em Santa Catarina.

O contrato, resultante de um processo de licitação, possui um orçamento de R$ 16 milhões, com prazo para para ser concluído em 180 dias.  O evento está marcado para as 10h, no Centro de Inovação Norberto Frahm. 

Continua após a publicidade

“Essa é uma necessidade aguardada há anos pelas famílias do Vale do Itajaí e não tenho dúvida que levará mais tranquilidade para quem mora ali. A dragagem é fundamental para proteção dos moradores e prevenção das cheias. Proteção e prevenção é o que temos trabalhado fortemente na nossa Defesa Civil”, destacou o governador.

Os trabalhos vão ocorrer aproximadamente em oito quilômetros ao longo do rio que corta a cidade de Rio do Sul. Serão distribuídas dragas (escavadeiras hidráulicas) pela extensão do trecho mapeado, e o material retirado será destinado para áreas definidas em conjunto com o poder público municipal. O foco da ação é a retirada de todo o material proveniente dos eventos adversos dos últimos anos, com um agravante das últimas cheias em outubro e novembro de 2023. Esse serviço resultará em um aumento de vazão do rio Itajaí-Açu e afluentes.

Continua após a publicidade

A dragagem visa aumentar a capacidade de escoamento do rio, reduzindo assim o risco de transbordamentos e inundações. A obra não só protege as comunidades ribeirinhas, mas também fortalece a infraestrutura local contra eventos climáticos extremos. 

“Essa iniciativa é de caráter emergencial. Isso envolve o processo de dragagem mecânica no trecho urbano da área de Rio do Sul. Essa vai ser a primeira ação de uma série de outras, como construção de barragens e melhoramentos fluviais que compõem todo o programa estadual Proteção Levada a Sério. Então, essa é a primeira ação de uma série de medidas que serão adotadas para que a gente tenha, num futuro próximo, a mitigação de cheias para toda a população que reside no Vale do Itajaí “, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil Fabiano de Souza.

Moradores de Rio do Sul serão beneficiados por Celesc e Casan

O evento incluirá a distribuição de eletrodomésticos para famílias afetadas pelas enchentes em Rio do Sul, em 2023. O Governo do Estado e a Celesc, por meio do programa Energia do Bem, vão beneficiar  moradores em condição de vulnerabilidade social substituindo equipamentos antigos, como chuveiros, lâmpadas e refrigeradores, por modelos mais novos e econômicos.

A Casan também marcará presença para oficializar a entrega de cinco novos reservatórios modernos e resistentes. O investimento nesses equipamentos é de cerca de R$ 6,9 milhões. Juntos, esses reservatórios poderão abastecer água para aproximadamente 22 mil moradores, o que corresponde a quase um terço da população da cidade.

Previsão tem tempo para sábado no Alto Vale do Itajaí

O sábado, 11, será um dia de predomínio do sol e variação de nuvens na região de Rio do Sul, com chance de pancadas isoladas de chuva no início da madrugada e no final da tarde. O dia amanhece com temperatura na casa dos 17°C, mas que sobe rapidamente, atingindo valores na casa dos 28°C durante a tarde. 

Destaca-se que, neste sábado, os modelos meteorológicos indicam a presença de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, que deve provocar chuva persistente próximo das áreas de divisa com Santa Catarina (entre o Litoral Sul e o Planalto Sul). Por isso, é importante acompanhar a atualização da previsão do tempo, pois as condições meteorológicas podem sofrer alterações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Rio do Sul - SC
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (24/06)

Mín. ° Máx. °