A coleta de lixo em Florianópolis ainda enfrenta pontos de acumulo de lixo, em função da troca da FG pela Racli, devidamente contratada dentro dos processo legais de licitação. A boa notícia é que até o fim da semana, a coleta deve ser normalizada nos principais pontos da Capital. Isso inclui a região continental e o Norte da Ilha, igualmente atendido por empresa privada. A demora, natural dos processos burocráticos, não é argumento para defender a volta da paquidérmica Comcap.
Moradores de diferentes pontos ainda reclamam das dificuldades no serviço executado pela Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) que não consegue chegar nas vias mais no interior dos distritos. Com isso, o lixo fica esperando a coleta que não passa na mesma perioridicidade. Agora, com o contrato assinado e já em vigor, a Racli vai começar a efetivar o recolhimento.
A tendência é que até o fim da semana tudo seja recolhido e resolvido. Haverá força extra para colocar em dia os principais roteiros atendidos 3 dias por semana. Além disso, a empresa levará alguns dias para entender todas as peculiaridades dos roteiros, como por exemplo, onde o caminhão entra de ré ou o lixo fica na via principal.
Defender a volta da Comcap nesse momento beira a insanidade. A Comcap é uma empresa cara para Florianópolis com R$ 400 reais, em média, por tonelada de lixo. Enquanto a empresa contratada via licitação custará R$ 189. A diferença é griante para os cofres públicos municipais.
A decisão administrativa foi tomada pela troca e não há mais discussões. Somente pessoas com perfil ideológico acham que a população tem que ser consultada sobre a escolha do formato. O melhor formato é o mais barato e assunto encerrado. E a informação mais importante é a que fica: até o fim da semana, a coleta deve ser normalizada.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 25°
Parcialmente nublado