Sábado, 22 de Junho de 2024
48996258881
Opinião Emanuel Soares

Saiba quando a coleta do lixo será normalizada em Florianópolis

[email protected]

13/05/2024 14h57 Atualizada há 1 mês
Por: Emanuel Soares
Servidão Angra dos Reis ainda tem lixo acumulado | Foto: Conexão
Servidão Angra dos Reis ainda tem lixo acumulado | Foto: Conexão

A coleta de lixo em Florianópolis ainda enfrenta pontos de acumulo de lixo, em função da troca da FG pela Racli, devidamente contratada dentro dos processo legais de licitação. A boa notícia é que até o fim da semana, a coleta deve ser normalizada nos principais pontos da Capital. Isso inclui a região continental e o Norte da Ilha, igualmente atendido por empresa privada. A demora, natural dos processos burocráticos, não é argumento para defender a volta da paquidérmica Comcap.

Moradores de diferentes pontos ainda reclamam das dificuldades no serviço executado pela Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) que não consegue chegar nas vias mais no interior dos distritos. Com isso, o lixo fica esperando a coleta que não passa na mesma perioridicidade. Agora, com o contrato assinado e já em vigor, a Racli vai começar a efetivar o recolhimento.

Continua após a publicidade

A tendência é que até o fim da semana tudo seja recolhido e resolvido. Haverá força extra para colocar em dia os principais roteiros atendidos 3 dias por semana. Além disso, a empresa levará alguns dias para entender todas as peculiaridades dos roteiros, como por exemplo, onde o caminhão entra de ré ou o lixo fica na via principal.

Defender a volta da Comcap nesse momento beira a insanidade. A Comcap é uma empresa cara para Florianópolis com R$ 400 reais, em média, por tonelada de lixo. Enquanto a empresa contratada via licitação custará R$ 189. A diferença é griante para os cofres públicos municipais.

Continua após a publicidade

A decisão administrativa foi tomada pela troca e não há mais discussões. Somente pessoas com perfil ideológico acham que a população tem que ser consultada sobre a escolha do formato. O melhor formato é o mais barato e assunto encerrado. E a informação mais importante é a que fica: até o fim da semana, a coleta deve ser normalizada. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Emanuel Soares
Sobre Emanuel Soares
Emanuel Soares é jornalista formado e especializado em inovação na comunicação. É coordenador de jornalismo da Rádio Jovem Pan News, em Florianópolis, colunista do Conexão e apresentador do programa Jogo do Poder, às 16h. Tem passagens pela Rádio Gaúcha, CBN Diário, Guarujá, SBT e TVCOM.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (24/06)

Mín. ° Máx. °