Sábado, 22 de Junho de 2024
48996258881
Voluntário Ajuda ao RS

Militares do Corpo de Bombeiros de Canasvieiras na missão de resgate no Rio Grande do Sul

O grupo de militares atuou em duas cidades e resgataram centenas de pessoas que tiveram as casas totalmente atingidas pela água

15/05/2024 15h58
Por: Jaime Júnior Soares
Foto: Redação/Jornal Conexão
Foto: Redação/Jornal Conexão

No dia 30 de abril, homens do Corpo de Bombeiros de Canasvieiras embarcaram em uma missão crucial para resgatar vidas no Rio Grande do Sul. Com sete equipes determinadas, eles enfrentaram desafios em uma força tarefa dedicada ao resgate e assistência.

Equipados com uma caminhonete 4X4, bote inflável a motor e bote de rafting, a equipe seguiu para Lajeado e posteriormente para a cidade de Cruzeiro do Sul RS, no coração do Vale do Taquari, onde encontraram um cenário de devastação. Essa região foi duramente atingida pela tragédia hidrológica, deixando comunidades isoladas e sem meios de comunicação.

Continua após a publicidade

Sob o comando do Sargento Ernani, os Cabos Sodré, Rafael e Carneiro, deram início aos salvamentos. Na primeira noite, trabalharam até às 3h e resgataram cerca de 200 pessoas em meio ao horror e desespero, que foram levadas para o prédio de uma olaria desativada.

Continua após a publicidade

No dia seguinte levaram água, comida, roupa seca, uma assistente social, uma enfermeira até o local onde estavam mais pessoas e começaram a transladar todos que queriam até o centro da cidade, tudo isso com apoio da prefeitura e do povo que deu todo respaldo.O cabo Caneiro afirmou que está há 12 anos na corporação e que nunca tinha presenciado tamanha magnitude.

“Sou bombeiro especializado em desastres, já viajei mundo afora representando o corpo de bombeiros militar de SC, vi cidades serem evacuadas no Canadá e tomadas pelos incêndios florestais, atendi a enxurrada do ano passado no vale do Taquari, incêndios florestais na Amazônia, várias enchentes em SC, desastres naturais, mas uma catástrofe igual a essa eu nunca vi e acho que não vou ver, se Deus quiser”, disse. A missão dos bombeiros de Canasvieiras, também foi estendida ao município de Guaíba para retirar as pessoas das casas alagadas e levar aos abrigos.

Dificuldades

As regiões afetadas pelas enchentes no RS estão com fornecimento de energia e internet prejudicados, dificultando a comunicação entre as equipes de resgate e as autoridades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (24/06)

Mín. ° Máx. °