Terça, 29 de Abril de 2025
15°C 25°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Florianópolis Promove Projeto para Preservação Cultural

Projeto “Tradição Cultural” reforça práticas tradicionais com oficinas gratuitas Lançamento ocorre hoje, no Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição

Jaime Júnior Soares
Por: Jaime Júnior Soares
21/03/2025 às 03h15
Florianópolis Promove Projeto para Preservação Cultural
Foto: Cristiano Andujar/PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio de sua Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Franklin Cascaes, em parceria com a Casa dos Açores de Santa Catarina e patrocinado pelo Koerich, dá início nesta sexta-feira (21), às 10h, ao projeto "Tradição Cultural". A iniciativa busca preservar e fortalecer as práticas culturais tradicionais da capital catarinense por meio de oficinas gratuitas que abrangem desde a construção de tambores até a formação de foliões e tocadores de Boi de Mamão.

Continua após a publicidade

O destaque vai para as oficinas de renda de bilro e crivo, símbolo da identidade açoriana na ilha. As inscrições para as aulas de renda de bilro estão abertas de 21 a 27 de março pelo link bit.ly/tradicaocultural2025, e as atividades começam na primeira semana de abril. Para as demais oficinas, as inscrições serão divulgadas posteriormente.

"Estamos investindo na preservação do nosso patrimônio imaterial e na valorização das comunidades que mantêm esse saber vivo", declarou o Prefeito Topázio Neto.

Continua após a publicidade

As oficinas incluem formação de foliões do Divino, Terno de Reis e tocadores de Boi de Mamão nas comunidades da Caeira da Barra do Sul e Campeche, além de oito turmas de renda de bilro em diferentes bairros da cidade. A oficina de crivo terá lugar no Centro Cultural Silveira de Souza. No total, as oficinas atenderão 140 alunos, distribuídas em diversos pontos de Florianópolis.

O cronograma prevê atividades semanais com duração de 10 semanas para as oficinas de renda de bilro e crivo (de abril a junho), enquanto a construção de tambores ocorrerá entre abril e novembro, somando oito meses de prática.

LOCAIS E HORÁRIOS DAS OFICINAS

Continua após a publicidade

Renda Tramoia – Campeche – Coletivo das Rendas - Rua da Capela, 1347 – Quinta-feira - 14h às 16h

Renda Tramoia – Pântano do Sul – Salão Paroquial - Abelardo Otacílio Gomes,  S/N – Quinta-feira - 14h às 16h

Renda Tradicional – Ingleses – Vila Futebol Clube - Manoel Oleiro dos Santos, 106 – Terça-feira - 14h às 16h

Renda Maria Morena – Lagoa da Conceição – Casarão Bento Silvério - Rua Henrique Vera do Nascimento, 50 – Terça-feira - 14h às 16h

Renda Tradicional – Rio Vermelho – Centro Cultural Mauro Costa - Avenida Red Park, S/N – Terça-feira - 13h30 às 15h30m

Renda Tradicional – ABS - Associação do bairro de Sambaqui - Rodovia Rafael da Rocha Pires, 2990 – Terça-feira - 14h às 16h

Renda Tradicional – Coqueiros – Centro Cultural Continente - Avenida Engenheiro Max de Souza (ao lado da Unidade Básica de Saúde de Coqueiros) – Quinta-feira - 14h às 16h

Renda Tradicional – Centro – Centro Cultural Silveira de Souza – Alves de Brito, 334 – Quarta-feira - 14h às 16h

Crivo – Centro – Centro Cultural Silveira de Souza – Alves de Brito, 334 – Quarta-feira - 14h às 16h

Para o Secretário de Cultura, Roberto Katumi, o projeto é "essencial para que práticas culturais tão importantes permaneçam vivas, proporcionando maior envolvimento da comunidade." A expectativa é que o projeto também fomente a transmissão das tradições para as futuras gerações, solidificando a identidade cultural de Florianópolis.

#CulturaFlorianópolis #TradiçãoCultural #OficinasGratuitas #PatrimônioImaterial #RendaDeBilro #BoiDeMamão

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.