
O comparecimento às urnas nas Eleições 2026 poderá valer automaticamente como Prova de Vida do INSS para aposentados, pensionistas e titulares de benefícios assistenciais. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional do Seguro Social, que utilizará os registros da Justiça Eleitoral para identificar os beneficiários que participaram da votação.
Com o procedimento, quem comparecer para votar poderá ter a comprovação registrada sem necessidade de realizar outra ação específica para a Prova de Vida. Os dados eleitorais serão cruzados com a base do INSS, permitindo que o sistema reconheça automaticamente o comparecimento do beneficiário às urnas.
A Prova de Vida é uma verificação realizada para confirmar que o titular de uma aposentadoria, pensão ou benefício assistencial continua vivo e, dessa forma, garantir a continuidade regular dos pagamentos. Atualmente, o procedimento envolve cerca de 40 milhões de beneficiários ativos em todo o país.
Segundo o Ministério da Previdência Social, a utilização de informações de diferentes bases governamentais busca reduzir deslocamentos, filas e custos para os segurados. Desde mudanças implementadas a partir de 2019, o comparecimento presencial deixou de ser a principal forma de comprovação, cabendo ao poder público buscar registros que demonstrem a atividade do cidadão. A votação nas eleições está prevista entre os eventos que podem ser utilizados pelo sistema.
Quem não comparecer às urnas não fica automaticamente em situação irregular. O INSS continua cruzando informações de diferentes bases públicas, como emissão de documentos e registros de atendimentos. O beneficiário é chamado a realizar a comprovação somente quando o sistema não encontra informações suficientes para confirmar a Prova de Vida.